El Nino 2024: possível REPIQUE em junho

A passagem do ano de 2023 para 2024 tem fortes indicativos de que foi o período do El Niño, com os valores de anomalia de temperaturas variando entre +1,9°C a +2,1°C acima da média na região de monitoramento – Oceano Pacífico Equatorial, próximo à linha de data.

De acordo com o último monitoramento realizado pela NOAA, o valor das anomalias ainda está em 1,9°C – média da primeira semana de 2024. As projeções da agência estimam que o fenômeno deve enfraquecer rapidamente ao longo dos próximos meses, mas ainda há condições para sua permanência.

As projeções da NOAA indicam uma queda acentuada do El Niño já em janeiro de 2024. No entanto, esta perspectiva é questionável, pois até o momento não há evidências de que o fenômeno esteja enfraquecendo de forma tão rápida.

Já o Bureau de Meteorologia Australiano (BOM), também menciona a possibilidade de que estejamos passando pelo pico de intensidade ou perto dele. Com as simulações indicando valores acima do limiar de El Niño ainda no outono de 2024. Além disso, alguns indicadores atmosféricos enfraqueceram nas últimas três semanas, também sinalizando para um provável enfraquecimento do fenômeno.

POSSÍVEL REPIQUE NO EL NINO

Algo que é fato e bem conhecido pelos meteorologistas e climatologistas, é que, quanto mais distante o horizonte de projeções, maiores são as incertezas. Assim as análises e decisões são tomadas a partir da consistência do sinal das simulações.

Isso é avaliado quando, mesmo após a inserção de novos dados, as projeções continuam indicando o mesmo cenário. Como é possível ver nas últimas 22 rodadas das simulações.

Diante disto, algumas projeções, realizadas com os dados mais recentes, indicam a possibilidade do repique do El Niño em Junho, o que pode prolongar os efeitos do fenômeno no Brasil. Isso é observado a partir de alguns membros apresentando um “reaquecimento” em maio, quando o cenário mais provável é a neutralidade.  

Os membros da simulação do centro europeu (ECMWF) pouco sinalizam para o cenário de La Niña no seu horizonte de previsão, até junho de 2024. Além disso, é a projeção que indica os valores mais próximos do limiar de El Niño (+0,5°C no trimestre ou +0,8°C no mês).

Análise agrometerológica

Dado o cenário que vem sendo projetado, é possível observar valores dentro do limiar de neutralidade climática em alguns meses, mas ainda valores mais próximos do patamar de El Niño.

Deste modo, além do outono, o inverno de 2024 poderá ocorrer em condições de neutralidade. Porém, com características de El Niño, principalmente em relação a um inverno mais quente do que o comum.

Esta projeção, pouco muda as condições da safra 2023/24, uma vez que, em maio, praticamente todas as lavouras já estão na reta final do ciclo. Contudo, as incertezas podem impactar significativamente a formulação de alguma decisão mais assertiva acerca dos preparativos para a safra de inverno de 2024.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.

Liberdade FM - Agência Brasil